A Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), registrou em julho a maior quantidade mensal de procedimentos instaurados desde 2003. A instituição recebeu 761 casos que foram enviados para outros órgãos do Poder Executivo para averiguação. Antes, o mês no qual tinha sido verificado o maior número de procedimentos foi abril do ano passado (697).
Os números apontam para uma tendência de crescimento deste tipo de caso. No primeiro ano da atual gestão, foram 2.735 procedimentos. Em 2004, 4.369 e, nos doze meses seguintes, 6.478. ?Esperamos registrar uma quantidade ainda maior em 2006, visto que em apenas sete meses já instauramos mais de 4,1 mil procedimentos?, avalia o secretário Luiz Carlos Delazari.
Ele lembra que o aumento deve ser notado também nos atendimentos gerais, representados pela a soma dos pronto-atendimentos e dos procedimentos instaurados. De janeiro a julho foram 8.419 registros. Em 2005, 14.262.
De acordo com Delazari, o crescimento no número de atendimentos demonstra que a população tem confiado na Ouvidoria como um canal eficiente para entrar em contato com o governo. Um dos motivos para isso é a garantia de resposta dada a cada cidadão. ?Todos os casos recebidos passam por uma triagem feita pela equipe da instituição, são enviados para os órgãos competentes e, após análise, é mandada uma resposta. O prazo é de 15 dias para enviar um primeiro parecer?, afirma.
Julho
Dos 761 procedimentos instaurados pela Ouvidoria no último mês, a maior parte foi de solicitações de informações (334) sobre diversos temas, como concursos, escolas estaduais, pedidos de policiamento e dados sobre o sistema de assistência à saúde do servidor. Também foram registradas reclamações (221) e denúncias (134). O número de sugestões e elogios às ações da administração estadual também cresceu em julho. Ao todo, foram 72 casos. Em junho, tinham sido 29.
A Ouvidoria registrou 1.397 atendimentos gerais. A maior parte dos cidadãos entrou em contato por telefone (53,07%). A internet foi o segundo meio mais utilizado pela população (44,64%). Também foram registrados atendimentos feitos pessoalmente ou por carta (2,29%).
Serviço:
Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113. Rua Comendador Araújo, 711, no bairro Batel, em Curitiba, Paraná. CEP 80.420-000. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas. Na internet: www.pr.gov.br/ouvidoria, no link ?Fale com o Ouvidor?.