A procura da Ouvidoria para apresentação de críticas e sugestões para o governo do Estado aumentou mais de 30% em 2005. A Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), registrou mais de 13 mil atendimentos até o mês de novembro. Em 2003, primeiro ano do governo Requião, foram 9.142 contatos feitos. No ano seguinte, foram 10,1 mil registros. O aumento da participação do cidadão é uma demonstração que a instituição vem se fortalecendo como o canal certo para os cidadãos entrarem em contato com o governo do Paraná.
?A Ouvidoria tem estimulado o exercício da cidadania e tem confirmado sua credibilidade, já que o cidadão procura o órgão e recebe uma resposta. Também contamos com o apoio da imprensa, na divulgação da instituição em emissoras de rádio e televisão e em jornais?, destaca o secretário Luiz Carlos Delazari.
Um dos fatos que explica o crescimento no número de contatos é a campanha de dilvulgação da Seoge, que foi colocada em prática no início do ano. Painéis em pontos de ônibus, anúncios em outdoors, fôlderes e inserções na TV Educativa fizeram parte das ações de publicidade. Nelas, o cidadão foi convidado a participar do governo.
De todos os atendimentos, muitos resultaram em procedimentos instaurados. Foram os casos encaminhados para os órgãos competentes para averiguação e posterior resposta ao interessado. Dos procedimentos instaurados em 2003, foram 2.735 solicitações de informações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios. No ano passado, foram 4.369. E em 2005, até novembro, foram 6.089 registros desse tipo.
