A Ouvidoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral atingiu a marca dos 9.826 atendimentos realizados em 2006. O número  refere-se aos pronto-atendimentos e procedimentos instaurados desde janeiro até agosto. A quantidade representa 68,9% do total de contatos feitos pela população no ano passado (14.262).

continua após a publicidade

A instituição também somou, nos oito primeiros meses deste ano, 4.707 procedimentos instaurados. Esses casos foram recepcionados pela equipe da Secretaria, passaram por triagem, foram encaminhados para os órgãos responsáveis e, depois, a respectiva resposta foi enviada a cada solicitante. Nos 12 meses do ano passado, foram verificados 6.478 registros desse tipo.

A expectativa da equipe da Secretaria é que o número de atendimentos feitos pelo órgão ultrapasse a quantidade de 2005. ?Desde 2003, nós temos verificado a tendência de crescimento da procura dos cidadãos, ano após ano. E agora não deverá ser diferente?, afirma o coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares. Entre os motivos apontados pelo coordenador para o aumento estão a divulgação do órgão e a credibilidade que a Ouvidoria tem conquistado junto aos paranaenses, graças à garantia de resposta que é oferecida para a população.

Agosto

continua após a publicidade

Somente no último mês, foram contabilizados 1.407 atendimentos gerais. O telefone foi o meio mais usado pelos cidadãos para entrar em contato com a Ouvidoria (1.002). A população também procurou a instituição por meio da internet (371), por carta e pessoalmente (34).

A maioria dos casos foi resolvida no momento do atendimento. Os outros relatos foram encaminhados para os órgãos responsáveis para averiguação. Ao todo, foram instaurados 538 procedimentos. Foram registradas 201 solicitações de informações, 190 reclamações e 120 denúncias. Além disso, os cidadãos contribuíram com sugestões e elogios (27) sobre as ações da administração estadual.

continua após a publicidade

As estatísticas da Ouvidoria mostram que a maior parte dos casos que resultaram em procedimentos instaurados foi relatada por moradores de Curitiba (264). Também foi verificada a participação de cidadãos que vivem no interior do Estado (Londrina, 24, e Maringá, 16), no litoral (Guaratuba, 6, e Matinhos, 3), na região Oeste (Foz do Iguaçu, 6), nos Campos Gerais (Ponta Grossa, 11) e na região metropolitana da capital (São José dos Pinhais, 14, e Almirante Tamandaré, 4), entre outros.

Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113. Rua Comendador Araújo, 711, no bairro Batel, em Curitiba, Paraná. CEP 80.420-000. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h. Na internet: www.pr.gov.br/ouvidoria (basta clicar no link ?Fale com o Ouvidor?).