Em três anos e meio, a Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, realizou cerca de 40,5 mil atendimentos. A equipe da instituição recebeu solicitações de informações, denúncias, reclamações, sugestões e elogios sobre as ações e os programas de governo.
A maior parte dos pedidos da população foi solucionada no momento do atendimento. Os outros casos resultaram em procedimentos instaurados, que foram encaminhados para as ouvidorias de outros órgãos do Poder Executivo para averiguação. Depois de cada caso ser analisado, foi enviada resposta para os cidadãos. Desde 2003, foram instaurados 16.990 procedimentos.
Durante os últimos três anos e meio, a equipe da Ouvidoria tem observado um crescimento no número de atendimentos. Em 2003, foram 9.142 contatos. No ano seguinte, 10,1 mil e, em 2005, 14.262 registros. No primeiro semestre deste ano, a instituição contabilizou 7.022 atendimentos aos cidadãos.
Para o secretário Luiz Carlos Delazari, o órgão está se consolidando e ganhando a confiança da população, que tem os seus casos analisados e recebe uma resposta. ?As pessoas estão passando a ver a Ouvidoria como o canal certo para o seu contato com o governo estadual e para ter as suas dúvidas esclarecidas?, avalia.