Ouvidoria quer aumentar número de atendimentos

A Ouvidoria, setor da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria-Geral, espera aumentar a proximidade com os paranaenses. Só no ano passado, foi registrado aumento de 11% na procura pelos serviços da unidade, em relação a 2003, quando foram realizados 9.142 atendimentos. De janeiro a dezembro últimos, foram cerca de 10,1 mil.

Também foi verificado maior número de procedimentos instaurados: foram perto de 4,3 mil ? sendo 43,9% solicitações, 31,8% reclamações e 18,6% denúncias. Os procedimentos instaurados foram encaminhados para os órgãos competentes, para que esses avaliassem a situação e dessem um retorno para o solicitante. Em 2003, o número ficou na casa dos 2,5 mil. As pessoas podem entrar em contato com a Ouvidoria por telefone, pessoalmente, enviando carta ou fax, ou, ainda, pela internet. De todos os atendimentos de 2004, cerca de 7,3 mil foram feitos por telefone.

Dentre os assuntos que chegaram com mais freqüência à Ouvidoria e que geraram procedimentos estão pedidos de localização de pessoas desaparecidas e informações sobre programas de governo e concursos.

Vários registros foram de competência municipal e não do Governo. Alguns dos atendimentos resultaram na abertura de processos administrativos (14) e de afastamento ou exoneração de funcionários (três casos), e em inquérito policial (seis), por exemplo

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