A Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, por meio do setor de Políticas Públicas, tem se dedicado desde o começo do Governo Roberto Requião à análise de programas sociais, em busca de melhores resultados. Em 2006, os técnicos da Secretaria estão dando continuidade a dois projetos. Um deles é a avaliação do ensino fundamental da rede estadual e o outro é o acompanhamento do programa Leite das Crianças, um dos programas sociais mais importantes da atual gestão.
Segundo o coordenador de Políticas Públicas da Ouvidoria, Darcy Marzulo Ribeiro, o estudo sobre a eficiência do sistema de ensino do Estado está na sua fase final. Já foram aplicados questionários em 25 escolas de Curitiba e de Cascavel, entre diretores e professores, e 60 alunos foram entrevistados sobre questões relacionadas à sua situação sócio-econômica. ?A previsão é de que no fim do mês entreguemos um relatório com os textos básicos da avaliação. Buscaremos junto aos integrantes da Secretaria de Estado da Educação críticas e sugestões. Após a discussão e avaliação das críticas recebidas, daremos início à elaboração do relatório final?, adiantou.
Darcy afirma que há a possibilidade de que o estudo seja expandido e que a pesquisa seja feita em outras cidades do Paraná. E mais: os planos são de que a metodologia de pesquisa seja aplicada em outras áreas estratégicas do governo estadual. ?Queremos introduzir uma sistemática de avaliação periódica que poderá ser usada nas áreas de saúde e segurança, por exemplo, além da educação?, destacou.
Leite
Os técnicos da Ouvidoria também têm se debruçado em estudos e verificações sobre o programa Leite das Crianças, que tem como objetivo diminuir a desnutrição infantil por meio da entrega de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D para crianças de 6 a 36 meses de idade que pertençam a famílias de baixa renda. A equipe da coordenadoria de Políticas Públicas já visitou mais de 20 municípios do Paraná e fez vistorias nos locais de armazenamento e distribuição de leite. Também foram entrevistadas famílias beneficiadas pelo programa e visitados os locais onde são feitas a medição e a pesagem das crianças.
?No ano passado, encaminhamos um primeiro relatório para os secretários responsáveis pelo programa, onde sugerimos melhorias relacionadas à sua estrutura, organização e checagem da população beneficiada pelo Leite das Crianças?, explica Ribeiro. De acordo com ele, foram verificados problemas como a sobra de leite, por exemplo.
O coordenador conta que neste ano deve ser realizado um acompanhamento da aplicação do programa em Curitiba e Região Metropolitana. ?O objetivo é que sejam sugeridas idéias para garantir melhores resultados do programa na capital e em todo o Estado?, finalizou.