Outubro começa com inflação de 0,40% em Curitiba

A primeira prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), para famílias que recebem até 40 salários mínimos em Curitiba, mostra que os preços dos produtos e serviços da Capital voltaram a subir, fazendo com que o índice da primeira semana do mês fechasse em 0,40%. A prévia, referente aos últimos 30 dias terminados em 7 de outubro, mostra que o resultado da quadrissemana é 0,17 ponto percentual superior ao índice fechado do mês de setembro, que foi de 0,23%.

A justificativa para esse comportamento, explica a diretora do Centro Estadual de Estatística, Sachiko Araki Lira, é a forte influência do grupo Transporte e Comunicação, que teve alta de 1,84%. Essa alta, continua, contribuiu em 0,45 ponto percentual no índice geral, o que significa dizer que, se o grupo tivesse se mantido estável, a primeira quadrissemana de outubro ficaria praticamente estável, fechando com deflação de 0,05% .

Em contrapartida, ressalta a diretora, o comportamento dos grupos Alimentos e Bebidas, Vestuário, Artigos de Residência e Despesas Pessoais, pressionou para baixo o resultado da prévia devido aos índices apresentados (-0,06%, -2,08%, -0,42% e – 0,05%, respectivamente). Essas quedas não permitiram que a alta da referida quadrissemana fosse ainda maior, finaliza.

Individualmente, os itens que mais contribuíram no índice geral, com alta, foram: automóvel de passeio e utilitário usado (4,43%), gasolina (7,19%), álcool combustível (6,24%), automóvel de passeio nacional zero (1,46%). Com queda: passagem de avião (-11,54%).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo