Preços e demanda mundial em elevação constituíram o fertilizante mais eficaz para a safra agrícola referente a 2007/08. A produção de grãos, cereais e fibras deve superar a casa dos 142 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.

continua após a publicidade

O agricultor sempre está na dependência do comportamento climático e, caso essas condições também sejam favoráveis, os técnicos confirmam a obtenção de índices otimistas nas lavouras de algodão, arroz, feijão, milho e soja. Esses produtos serão colhidos em janeiro de 2008, em volume físico próximo dos 134,5 milhões de toneladas.

Na safra correspondente a 2006/07, a produção desse conjunto sofreu redução de 3,6% na área plantada e fechou em 131,44 milhões de toneladas. Mesmo com a redução de área, a colheita foi 7,3% maior que a da temporada anterior.

Os preços estão firmes no mercado internacional e os níveis de consumo seguem em crescente expectativa, à vista do esgotamento dos estoques estratégicos em muitos países. Essa é a conjunção de fatores, aliada ao elevado padrão tecnológico da produção, que robustece as previsões de excelentes resultados na safra plantada no Brasil a partir deste mês.

continua após a publicidade

Além de grande exportador de soja, o Brasil aproveitará a expansão do mercado mundial de milho, com uma disponibilidade prevista de 8,5 milhões de toneladas.