Otimismo na agricultura

Preços e demanda mundial em elevação constituíram o fertilizante mais eficaz para a safra agrícola referente a 2007/08. A produção de grãos, cereais e fibras deve superar a casa dos 142 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.

O agricultor sempre está na dependência do comportamento climático e, caso essas condições também sejam favoráveis, os técnicos confirmam a obtenção de índices otimistas nas lavouras de algodão, arroz, feijão, milho e soja. Esses produtos serão colhidos em janeiro de 2008, em volume físico próximo dos 134,5 milhões de toneladas.

Na safra correspondente a 2006/07, a produção desse conjunto sofreu redução de 3,6% na área plantada e fechou em 131,44 milhões de toneladas. Mesmo com a redução de área, a colheita foi 7,3% maior que a da temporada anterior.

Os preços estão firmes no mercado internacional e os níveis de consumo seguem em crescente expectativa, à vista do esgotamento dos estoques estratégicos em muitos países. Essa é a conjunção de fatores, aliada ao elevado padrão tecnológico da produção, que robustece as previsões de excelentes resultados na safra plantada no Brasil a partir deste mês.

Além de grande exportador de soja, o Brasil aproveitará a expansão do mercado mundial de milho, com uma disponibilidade prevista de 8,5 milhões de toneladas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo