Trocar o óleo da motocicleta toda a semana ou não deixar passar dos 1.000 km são apenas alguns dos mitos que existem sobre a troca de óleo nas motos.

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Perdido no meio dessa confusão toda, o motociclista, que se preocupa com a manutenção do seu veículo, fica sem saber qual a hora certa de troca o óleo de sua moto. O ideal mesmo é trocar na metade do recomendado pelo fabricante.

A dúvida não deveria nem existir, afinal em todo “Manual do Proprietário” que acompanha as motocicletas há as recomendações dos fabricantes sobre o óleo correto e o intervalo entre cada troca de óleo. Mas o que fazer quando até mesmo na própria concessionária autorizada o mecânico recomenda substituir o
fluido antes do recomendado?

É bom pensar um pouco e consultar uma concessionária da marca. Isso acontece porque os mecânicos acreditam que dessa forma o motor dura mais. Essa idéia vem da década de ’80 quando os óleos duravam menos.

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Agora a tecnologia dos óleos evoluiu muito e o fluido dura mais. Ao longo dos anos, assim como as motos, os óleos evoluíram. Tanto na viscosidade como nas especificações da API (American Petroleum Institute).

Antes os óleos atendiam normas mais antigas da API, agora o Yamalube, óleo recomendado pela Yamaha para suas motos, atende à norma SL, quer dizer uma especificação mais moderna, o que permite um maior intervalo na hora de trocar o óleo.

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Nas motos de baixa cilindrada da marca, como por exemplo, a YBR 125 Factor, a fábrica recomenda a troca de óleo a cada 3.000 km – exceto na primeira troca que deve ser feita aos 1.000 km junto com a revisão.

Porém, uma rápida visita aos fóruns na internet ou uma conversa com motociclistas mostra que a maioria faz a substituição a cada 1.000 km, inclusive com recomendação da concessionária.

Os concessionários recomendam isso porque sabem que a maioria dos clientes não verifica o nível do óleo entre as trocas. Então para evitar problemas recomendam que se troque o óleo na metade do tempo.

A validade do óleo também é outro fator a ser levado em conta. Portanto, é melhor seguir o que preceitua o Manual do Proprietário, principalmente se a moto estiver na garantia.