por Wesley Pires, do blog NoReset

continua após a publicidade

Olá gamers, fanboys e whatever.

Inspirado pela minha amiga Clarice, do Girls of War, que fez uma excelente matéria sobre os inimigos de Castlevania, resolvi fazer a minha lista de inimigos, mas desta vez, de Final Fantasy. Vale lembrar que estou citando os nomes mais conhecidos, pois de um Final Fantasy para outro, os nomes costumam sofrer mudanças, e que são vários monstros a serem citados. Aqui vão os escolhidos:

GOBLIN

continua após a publicidade

É o monstro primário da maioria dos Final Fantasy. Nos primeiros Final Fantasy do Nintendinho, eles eram os monstros que serviam para juntar um dinheirinho para comprar uma arminha mais decente, ou subir dois ou mais leveis. Depois de um tempo pra cá, aparecem só para constar, pois um ataque comum dá conta do recado.

BASILISK

continua após a publicidade

Baseado nas lendas, o Basilisco é um inimigo com poder de petrificar seu inimigo. E ele está presente em quase todos os jogos, às vezes com nomes diferentes, porém causando o mesmo status Petrify, chato pra caramba.

BOMB

Nome sugestivo hein?! Mais um inimigo clássico que a gente via em quase toda a parte. Normalmente, ele é atribuído ao elemento fogo, em virtude de seu formato, usando ataques como Fire, Fira, Firaga e Flare.

Mas ele tem outra peculiaridade. Experimente dar 3 golpes e não matá-lo. BOOOOOMMM!!! Ele usa a sua habilidade Self-Destruction, que causa dano massivo ao jogador, quando não causa morte instantânea.

ADAMANTOISE

Uma tartaruga?! Como assim?! É, não se engane, fanboy raivoso. Esse inimigo é mais letal do que se imagina. Esse tipo leva bem ao pé da letra a frase “A melhor defesa é o ataque”, pois normalmente a defesa contra ataques normais é muito alta.

Prova disso é o inimigo Gilgame, do Final Fantasy V. Existe uma caverna submersa no segundo mundo, onde você anda e conforme vai avançando, também acumulando dinheiro (a unidade monetária no universo Final Fantasy, o Gil), porém você encontra esse inimigo pelo trajeto, mais de uma vez, é bom lembrar. E como toda a tartaruga, ele é fraco contra trovão, então, Thundaga nele!

FLAN

Que nojo! Eita, meleca! Foi a frase que eu falei quando vi o Flan do FFXII. Se a intenção do Staff da Square era de fazer um bicho repugnante, eles acertaram. Normalmente, estes inimigos têm resistência a ataques físicos, mas são vulneráveis a mágica. O tipo de mágica varia, pois eles podem ser de elementos diferentes, como Flan de fogo, gelo, trovão, entre outros.

Inclusive esse tipo e inimigo não está restrito apenas a Final Fantasy, podendo ser encontrando em outros títulos, como Chrono Trigger e Breath of Fire.

MARLBORO

Eu comentei com colegas meus que uma das coisas que eu não gosto em Final Fantasy são os status negativos. E meu mundo caiu quando descobri esse nojento, que causa TODOS os status negativos numa rodada só, com seu ataque “Bad Breath”. Ele não te mata, mas tu fica tão inútil, que seria melhor ele ter matado alguém do seu grupo. Além do fato dele não ser uma coisa muito bonita de se ver.

TONBERRY

Outro bicho que dá ódio de encontrar. Primeiro ele não te ataca, vem se aproximando. Quando ele chega perto, ele ataca todos com seu ataque “Chief’s Knife”, causando dano massivo, e retornando ao ponto de onde estava.

Porém, no FFX ele é mais apelão ainda. Toda vez que é atacado, ele usa “Karma”, um ataque no qual o dano é medido de acordo com o numero de monstros que tenha matado.Exemplo: se você matou 9000 monstros, seu dano será de 9000. Sacou?!

CACTUAR

Não poderia fazer uma lista de inimigos sem citar este aqui. Como o nome sugere, é um cacto, com formato humanóide, e que se característica pela sua peculiar pose.

Outra característica dele é seu ataque, 1.000 needles, indefensável. Apesar de não ter muito HP, é bem difícil acertar ele, por causa de sua evasão, tornando-se um inimigo extremamente chato.

Mas até que acho legal ver ele. Melhor que ver o Marlboro.

CHEFES APELÕES COM MILHÕES DE HP

Essa eu tive que fazer uma categoria a parte. A partir do FFVII, começaram a aparecer os chefes com milhões de HP. Começando por Emerald Weapon, de FFVII, com 1 Milhão de HP (má oooooii!), indo até Yazmat, do FFXII, com humildes 50 milhões de HP. Normalmente estes chefes “Huge Motherfucker” não fazem parte da história em si, é mais um desafio para os jogadores hardcore mesmo. E o pior é que o monstro às vezes solta um item super raro, mas que na situação em que você se encontra (provavelmente no level máximo), acaba não sendo de valia nenhuma. Realmente, é para quem gosta de provar que é bom no jogo.

Mais informações sobre o gigantesco bestiário do universo Final Fantasy podem ser encontradas neste site aqui.