Os 700 novos funcionários do Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp) participam, até o dia 28 de setembro, da segunda fase da capacitação, que prevê uma carga horária de 200 horas de aulas. Esta etapa está em andamento nas cidades de Londrina, Curitiba e Foz do Iguaçu. As aulas teóricas compreendem orientações pedagógicas, jurídicas e de segurança. Na parte prática, os funcionários farão um estágio supervisionado nas unidades do Iasp, além de um treinamento de segurança dado pela Política Militar?, explica o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção, Emerson Nerone.
A primeira fase da capacitação aconteceu em Curitiba, entre os dias 06 e 10 deste mês, e contou com a presença de cerca de 800 participantes, entre convidados e os novos funcionários aprovados para cargos administrativos e de educadores sociais.
Segundo a diretora do Iasp, Thelma de Oliveira Alves, a semana de abertura foi importante para dar um ?alinhamento conceitual? aos novos profissionais do Instituto. ?Para isso, convidamos palestrantes de renome internacional, como o advogado, professor da Universidade de Buenos Aires e consultor da Unicef Emílio Garcia Mendez, o professor e consultor independente da Unicef e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Antônio Carlos da Costa, e o consultor de Projetos da Unicef, prof. Mário Volpi, além de profissionais conceituados que atuam no Estado?, informou Thelma.
Nesta segunda etapa, Alfredo Gomes da Costa, pedagogo e diretor técnico da agência de responsabilidade social Modus Faciendi ? empresa que realiza trabalhos com entidades como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) ? é um dos destaques entre os palestrantes. ?O principal foco de trabalho dos novos funcionários do Iasp é promover o desenvolvimento social e pessoal de adolescentes em conflito com a lei. Para isso, necessitam desenvolver conhecimentos e habilidades compatíveis com suas funções na unidade e na comunidade educativa?, ressalta a diretora do Instituto.
A apresentação do pedagogo baseia-se em três eixos básicos e, segundo ele, necessários para a formação dos novos funcionários do Iasp: a educação para valores ? técnica que visa dotar os adolescentes de bons critérios para avaliar situações e tomar decisões; a cultura da trabalhabilidade ? voltada para o desenvolvimento de habilidades básicas e de gestão para com os adolescentes, para que eles possam adquirir independência; e o protagonismo juvenil ? que tem como objetivo trabalhar o adolescente não como problema, mas como solução em questões reais na comunidade e na família, apostando na sua própria iniciativa.
Prática
O estágio da segunda fase da capacitação dos novos profissionais do Iasp tem duração de uma semana. O educandário São Francisco, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, é uma das unidades de exercício prático na capital. ?Ao fim de cada dia em que o grupo acompanha as atividades do educandário há sempre uma reunião para discutir as impressões de cada novo educador social?, explica a diretora do São Francisco, Solymar de Gouveia.
Maria Regina dos Santos, 41 anos, foi uma das aprovadas no concurso. Ela tem o ensino médio completo e já trabalhou como educadora social no ano de 1.994. Para ela, a principal motivação para voltar à atividade foi o sentimento de responsabilidade social. ?Quando você escuta um dos meninos dizendo para você ?vá com Deus, durma bem?, não há nada mais gratificante e compensador?, revela.
Rosa Tomanski, 30 anos, também tem uma história com o trabalho social, mas voltado para a educação de crianças com necessidades especiais da prefeitura de Curitiba. ?Minha intenção era continuar com o meu trabalho, mas mudando um pouco de esfera?, conta ela. Já Marcos de Oliveira, 35 anos, é pós-graduado em química e seu primeiro interesse pelo concurso do Iasp foi a estabilidade de um emprego público.
Além da estabilidade, Marcos viu também a oportunidade de continuar fazendo trabalhos sociais. ?Já fui voluntário em projetos que atendiam moradores de rua, alguns deles adolescentes, mas ainda não tenho experiência com privação de liberdade?, diz. O novo educador social do Iasp planeja, mais tarde, usar seus conhecimentos em química para elaborar projetos educacionais na unidade em que trabalhar.
Além das 17 unidades que existem hoje no Paraná, a entrega de outros três novos centros de sócio-educação, nas cidades de Cascavel, Laranjeiras do Sul e Ponta Grossa, está prevista para o final de outubro. Os novos funcionários servirão também nessas unidades.
A segunda etapa de treinamento vai até o dia 28 de setembro, quando os novos funcionários partem para conhecer as unidades do Estado onde vão atuar e já participam de simulações de trabalho. As aulas teóricas da segunda fase estão sendo realizadas, em Curitiba, nas Faculdades Bagozzi, na rua Caetano Marchesini, 952, Portão. Em Londrina, no Hotel Crystal Palace, rua Quintino Bocaiúva, 15. E em Foz do Iguaçu, no Hotel Bella Itália, na avenida República Argentina, 1700, centro.