Orquídeas são opção para agricultura familiar

?O Paraná começa a descobrir que orquídea é presente para o ano inteiro e que também é uma alternativa para diversificação agrícola?, afirma o orquidófilo, engenheiro agrônomo e produtor rural Rogério Minoru Miura, da Fazenda Nova Esperança, de Arapongas. Ele é parceiro expositor de orquídeas da Fazendinha da Emater, na 33ª Expoingá.

A maioria das plantas em mudas e floridas de orquídeas disponíveis no mercado consumidor do Paraná é oriunda da produção paulista, com os municípios fornecedores da Grande São Paulo. As floriculturas paranaenses trabalham com este tipo de planta o ano inteiro, embora não existam dados agregados para avaliar o consumo no Estado.

Miura afirma que pela falta de informações a potencialidade do setor no Paraná ainda é desconhecida, mas garante que esta atividade, se trabalhada com profissionalismo e bem planejada devido os altos investimentos com ambiente controlado e em estufas apropriadas, é lucrativa e proporciona oportunidades de renda e ocupação da mão-de-obra familiar rural.

Na Fazenda Nova Esperança, Miura comercializa a média anual de 20 mil flores e plantas para crescimento, atendendo o mercado regional, embora ainda dependa do fornecimento paulista de mudas, vindas de laboratórios especializados. Assim, lembra ele que tanto o mercado de mudas, plantas e flores é muito grande, permitindo a entrada de novos empreendimentos.

Na Fazendinha estão expostos 70 híbridos e espécies de materiais diferentes, no total de mil plantas, para atender colecionadores, interessados no cultivo domésticos, amantes da beleza da flor e até ?pessoas que querem presentear seus entes queridos em qualquer momento?, finaliza Miura. A exposição de orquídeas vai até domingo (15), no horário das 9h às 22h.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo