Após dois anos, a Orquestra Sinfônica do Paraná volta a apresentar os Concertos Didáticos que já levaram os primeiros conceitos de música e conhecimentos básicos de orquestra a cerca de 12 mil crianças de escolas estaduais de Curitiba. Neste novo ciclo serão feitos três concertos, dois no Canal da Música, nos dias 27 e 29, às 9h30, e o terceiro, no dia 31, às 10h30, no projeto Teatro para o Povo, no Guairão.

A regência dos três concertos será do maestro convidado Paulo Torres, que é também o Spalla da OSP. O Concerto Didático é um projeto da Orquestra Sinfônica do Paraná para formação de platéia e normalmente é apresentado para alunos de escolas públicas.
Na primeira parte será apresentado um repertório erudito, com peças de músicas clássicas mais leves: Oblivion, peça somente para cordas, de Astor Piazzolla e a Suíte Peer Gynt nº 2, de Edvard Grieg, poema sinfônico que descreve a história de amor de um rapaz que se apaixona pela jovem Solveig.

A segunda parte traz um repertório mais popular, com temas de filmes, como Assim Falou Zarathustra, de Richard Strauss; o tema do filme Robin Hood, de Michael Kamen; o tema de Os caçadores da arca perdida, de John Williams; o tema de Batman, de Danny Elfman e o tema do filme Guerra nas Estrelas, também de John Williams. A cada tema apresentado, o maestro mostrará o som de um instrumento da orquestra ou um naipe da orquestra, como as Cordas, as Madeiras, os Metais e a Percussão.

O concerto do dia 31, no Guairão trará o mesmo repertório, com o acréscimo de algumas obras. Na primeira parte, será apresentado ainda A pergunta sem resposta, de Charles Ives; Medley com temas infantis, de Alexandre Brasolim e Dança eslava No. 15 em Dó maior,Op. 72, de Anton Dvorák.

Na segunda parte entrarão os temas dos filmes Assim Falou Zarathustra, de Richard Strauss; A máscara do Zorro, de James Horner: tema do filme James Bond, de Monty Norman e Missão Impossível, de Lalo Schifrin. Todos os arranjos dos temas de filmes são de Alexandre Brasolim

continua após a publicidade

continua após a publicidade