O prefeito em exercício, Luciano Ducci, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clodualdo Pinheiro Junior, participam nesta segunda-feira (28), no Guairão, da apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, que abre as comemorações do aniversário de 40 anos do Instituto.
"É uma data importante", diz Ducci. O trabalho do Ippuc está muito presente no dia a dia dos curitibanos. Muitos equipamentos urbanos utilizados diariamente pela população, como a estrutura de transporte, com suas vias exclusivas, por exemplo, são projetos inovadores do Ippuc, que depois de desenvolvidos se transformaram em soluções admiradas por técnicos e urbanistas, não só do Brasil, como de todo o mundo", afirma ele.
A apresentação da Orquestra Sinfônica, fruto de uma parceria do Ippuc com a Fundação Teatro Guaira e o Condor Supercenter, abre as comemorações de aniversário do Instituto. Sob a regência do maestro alemão Hans-Peter Frank , a Orquestra executará obras de Tchaikovsky, Rachmaninov e Weber. O pianista londrinense Marco Antonio de Almeida, radicado na Alemanha, será o solista da apresentação do Concerto no 1 para piano e orquestra de Rachmaninov.
Comemorações
Na quinta-feira, 1º de dezembro, dia em que o Ippuc foi criado, haverá apresentação do Coral do Programa Qualidade de Vida do Trabalhador, da Prefeitura, com regência da maestrina Sylvia Cristina Bastos da Trindade. Será no auditório do Ippuc, seguido de um coquetel para os funcionários.
Na quarta-feira da semana que vem (7), no Memorial da Cidade, será aberta uma grande exposição "Ippuc 40 anos – Uma história de Planejamento Urbano" que vai contar em apresentações multimídia e em grandes painéis, com informações e imagens, a história do planejamento urbano de Curitiba. Na ocasião será lançada a edição comemorativa da Revista Espaço Urbano.