Pais de alunos não terão que enfrentar filas para realizar as matrículas nas escolas da rede pública estadual. O prazo que encerra no dia 21 de dezembro é destinado para as matrículas de alunos provenientes de outros Estados, escolas particulares e para os que desejem reiniciar os estudos. Essa etapa inicia-se no dia 14 de dezembro.
Segundo a chefe do departamento de infra-estrutura da Secretaria de Estado da Educação, Ana Lúcia Shulhan, se o calendário for cumprido por todos não haverá filas nas escolas para realizar as matrículas. “Essa é uma questão praticamente cultural, pois com o sistema utilizado pela Secretaria não há a possibilidade de que se formem filas”, disse Ana. “A rematrícula é feita pelo simples preenchimento do cadastro e para as mudanças de série que necessitam de transferência de escola é utilizada a carta matrícula”, informou.
A carta matrícula é feita pela Secretaria em parceria com os Núcleos Regionais de Educação, Copel e Fundepar e servem para garantir a cada aluno uma vaga na escola mais próxima de sua residência. “Por meio do georreferenciamento, que utiliza a fatura de luz da Copel como base, leva-se em conta não só a distância entre o colégio e a moradia do aluno, mas também a segurança, como por exemplo, se houver uma escola próxima da residência do aluno que no trajeto haja uma estrada, o sistema automaticamente escolhe outra escola”, ressaltou Ana Lúcia.
Os pais que desejem transferir seus filhos de escola deverão comparecer na escola pretendida na segunda semana de janeiro. “Os alunos somente poderão trocar de escola se houver vaga na escola pretendida. Para isso, os pais devem procurar a escola que pretendem que seu filho seja transferido e retirar uma declaração de vaga, documento que dá a garantia de vaga na escola para, somente com esse documento, pedir efetivamente a transferência do aluno”, finalizou.
Cronograma de Matrículas/2005
25 de outubro a 12 de novembro
Rematrícula ? o pai ou responsável pelos alunos que estão regularmente matriculados na séries de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Estadual e Educação Profissional nos Cursos Subsequentes.
22 a 30 de novembro
Carta de Matrícula ? Prazo final para a entrega das Cartas de Matrículas aos alunos.
1º a 10 de dezembro
Efetivação da Matrícula ? Para os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio.
14 a 21 de dezembro
Matrículas ? Para os alunos que desejam reiniciar seus estudos, para alunos provenientes de escolas particulares, ou para alunos vindos de outros Municípios e Estados.