O Observatório Regional Base de Indicadores (Orbis), patrocinado pelo Sistema Fiep, será o animador e principal apoiador da Rede de Observatórios do Brasil, que será criada ainda este ano para fortalecer os observatórios urbanos, estabelecer parcerias, trocar experiências e ajudar na obtenção de recursos e financiamentos. A decisão foi tomada durante o Fórum Urbano Mundial, que terminou nesta sexta-feira (23), em Vancouver, no Canadá.
Durante o evento, a coordenadora do Orbis, Luciana Brenner, atuou como comentarista e analista em um encontro sobre observatórios urbanos da América Latina. O Orbis – que há dois anos organiza e analisa indicadores sociais e econômicos dos 26 municípios da Região Metropolitana de Curitiba – é um dos mais consolidados observatórios da América Latina e o único financiado com recursos da iniciativa privada.
Participaram do encontro as coordenações dos observatórios recém-instalados em Belo Horizonte (MG) e Nova Iguacu (RJ), além de representantes dos observatórios urbanos do Chile, Equador e México.
Antes do início do Fórum Urbano Mundial, em um encontro paralelo, Luciana Brenner apresentou a especialistas em indicadores de sustentabilidade urbana de todo o mundo o trabalho realizado pelo Orbis na Regiao Metropolitana de Curitiba.