Mesmo sem a maioria das ações da empresa, o banco Opportunity, de propriedade de Daniel Dantas, detinha o controle da Brasil Telecom, operadora de telefonia fixa de parte das regiões Norte, Sul e Centro-Oeste do país. O controle foi retirado hoje (30), pelo conselho administrativo da companhia, após uma batalha societária de
Por acordos firmados na época da privatização da Telebrás, em 1997, o banco comandava o fundo Opportunity Zain Participações ? que controla, indiretamente, a Brasil Telecom. Os acordos permitiam que o banco controlasse duas partes do fundo Zain: CVC Nacional ? em que os fundos de pensão cediam o controle ao Opportunity ? e CVC Estrangeiro ? em que a direção foi cedida pelo Citibank.
Os fundos de pensão do CVC Nacioinal conseguiram rever o acordo e destituíram Dantas do controle do grupo. No início do ano, foi a vez do Citibank fazer o mesmo no CVC Estrangeiro. Com as duas destituições, os fundos de pensão e o Citibank só tiveram de esperar os prazos definidos pela Lei de Sociedades Anônimas (S.A.) para tirar o Opportunity do comando da Brasil Telecom.
Sérgio Rosa, presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), afirma que a saída de Dantas do controle da Brasil Telecom "reflete a real situação societária" da empresa.