Operadoras defendem nova regra para telefone como benefício para usuário

Brasília ? A Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) divulgou nota em que defende a conversão de pulsos em minutos nas contas de telefone, conforme estava previsto nos contratos entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras firmado em dezembro do ano passado. A medida foi adiada pelo governo federal.

"A Abrafix entende que a conversão trará importantes benefícios para os usuários, na medida em que a contagem do serviço passará a ser feita por uma medida universal, os minutos, e possibilitará o detalhamento das contas, propiciando uma prestação de serviços com maior transparência e qualidade ao consumidor", registrou a nota.

Segundo as operadoras de telefonia, o adiamento da conversão causou "surpresa e preocupação" porque as empresas vinham se esforçando para implantar as modificações exigidas pela nova regulamentação em vigor dentro dos prazos estabelecidos.

Durante a entrevista coletiva, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que as operadoras não estavam esclarecendo as informações necessárias para a população. Segundo Costa, o governo recebeu muitas críticas de cidadãos e entidades de defesa do consumidor. A Abrafix respondeu dizendo que tomou "todos os cuidados para que houvesse informação adequada e máximo respeito aos clientes no decorrer de todo o processo".

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