O governador Roberto Requião determinou, durante a reunião desta segunda-feira (19) da Operação Mãos Limpas, que deve ser intensificado o policiamento no centro de Curitiba. A partir desta semana, serão realizadas operações conjuntas entre as policiais Civil e Militar na região. Além disso, o policiamento diário também receberá reforço.
?Temos também o trabalho do Projeto Povo, que já vem criando a aproximação entre a polícia, comerciantes e os moradores. Agora vamos intensificar ainda mais esta aproximação para obtermos as informações de segurança que precisamos para o policiamento?, disse o chefe do estado maior da Polícia Militar, coronel José Paulo Betes.
O coronel salientou que as informações estratégicas para a polícia atuar no centro da cidade também virão do Mapa do Crime ? Geoprocessamento. Este sistema permite que a polícia saiba, por meio das estatísticas dos meses anteriores, os locais e horários que os criminosos atuam nas regiões de Curitiba. Com isto, será possível definir onde há necessidade de reforço de policiamento e os horários das operações.
As ações começam ainda nesta semana. A Divisão de Narcóticos, da Polícia Civil, e a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), que envolve as duas polícias, além de órgãos de fiscalização da prefeitura, como Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar, vão participar das operações no centro.