As operações de reforço da segurança em Foz do Iguaçu (na sua 5.ª edição), Londrina, Umuarama e Cascavel, que iniciaram no último dia 7, terminaram nesta terça-feira (13), com balanço positivo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, 69 pessoas foram presas. ?Nós estamos trabalhando com todo rigor. Estas prisões são resultado de uma política de segurança inteligente e da seriedade do trabalho policial?, disse o delegado chefe da Divisão Policial do Interior, Luiz Alberto Cartaxo, que coordenou as ações.
Além das prisões, a polícia apreendeu 384 quilos de maconha, 32 papelotes de cocaína e 63 pedras de crack. ?As drogas apreendidas seriam comercializadas na região. Sem dúvida, foi um grande trabalho realizado pela polícia?, contou o delegado.
No total, 200 policiais se dividiram entre os quatro municípios para reforçar o efetivo já existente e realizar blitze, batidas, vistorias em pessoas e veículos e barreiras nas principais vias. De acordo com a Secretaria, mais de 17 mil pessoas foram abordadas e cerca de 500 veículos foram vistoriados nas cidades em que ocorreram as ações.
As ações ocorreram simultaneamente entre os dias 7 e 13 e, de acordo com a polícia, foi inédita. ?Essas operações fazem parte da nossa política de segurança de intensificar o policiamento em algumas regiões para prender criminosos, apreender armas, veículos roubados e combater todo o tipo de crime?, explicou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, que entende que a união das forças policiais é uma das principais realizações deste governo, que colocou as polícias civil e militar trabalhando juntas.
Foz do Iguaçu
O delegado chefe da 6ª. Subdivisão Policial, Márcio Vinícius Ferreira Amaro e o comandante interino do 14º. Batalhão da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, major Nerino Mariano de Brito, informaram que a média, antes das operações, era de 50 ocorrências por dia e agora caiu para a faixa entre 23 e 26 nesta semana.