Operações especiais levam tranqüilidade a bairros da capital

Três grandes operações realizadas pela Secretaria da Segurança Pública na noite desta sexta-feira e que só terminaram na madrugada de sábado (18) resultaram em prisões, apreensão de arma e de máquinas caça-níqueis e colocaram a polícia nas ruas para garantir maior sensação de segurança a quem mora na capital. As operações foram realizadas pela Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil e pelas equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana.

Policiais do 11.º Distrito Policial e do 13º Batalhão da Polícia Militar percorreram praticamente todos os bairros e vilas que compõem a Cidade Industrial de Curitiba, incluindo as vilas Nossa Senhora da Luz e Barigüi I e II, e Vila Verde. O delegado Gerson Machado, titular do 11º DP, relatou que foram abordadas dezenas de pessoas e que foi aproveitado o arrastão para notificar donos de bares sem alvará para que providenciem a documentação. ?Houve boa receptividade por parte da população, que quer a polícia na rua?, disse o delegado.

Na Vila Verde, foram apreendidas duas máquinas caça-níqueis, e um rapaz que vendia CDs piratas foi conduzido à delegacia para lavratura de termo circunstanciado. O delegado Gerson Machado explicou que a população da Vila Nossa Senhora da Luz, da Vila Verde e das vilas vizinhas pediram que operações semelhantes sejam realizadas periodicamente. ?Nessas áreas havia reclamações da presença de pessoas que efetuam disparos de arma em via pública e nossa presença inibe este tipo de conduta. Vamos com certeza repetir as operações?, afirmou.

Machado lembra que nem sempre as operações policiais resultam em prisões, mas que este tipo de trabalho é importante para demonstrar a presença do Estado e coibir ações marginais. ?A população, vendo a polícia, se sente segura e o marginal deixa de agir?, disse. O delegado adiantou que novas operações serão realizadas com alvos específicos e, da mesma forma como foi programada a de sexta-feira, com o uso de viaturas e motos e em conjunto entre as polícias Civil e Militar.

Centro

A região central de Curitiba também foi alvo de um grande arrastão que teve início no fim da tarde de sexta-feira e se estendeu até o início da madrugada deste sábado. O objetivo foi coibir o tráfico de drogas a partir da Praça Tiradentes e imediações. Esta é a quinta ação específica realizada na área e desta vez contou com o trabalho de policiais militares do 12.º Batalhão da PM e de policiais civis da Divisão de Narcóticos, que realizaram abordagens a suspeitos e vistoria em veículos.

Em quatro operações de complementação preventiva, realizadas na região do Largo da Ordem, foram abordadas 296 pessoas, efetuadas duas prisões e vistoriados 24 veículos. Do início do ano até agora, o Comando do Policiamento da Capital da Polícia Militar já tirou de circulação 25 armas de fogo, prendeu 79 pessoas e apreendeu 17 adolescentes, com a abordagem de mais de 12 mil pessoas somente em operações de complementação de segurança.

Aifu

Teve início às 21h de sexta-feira, estendendo-se até quase às 5h de sábado mais uma operação das equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) que desta vez percorreu bares e lanchonetes do Capão Raso, Sítio Cercado, Xaxim, Hauer, Bairro Alto, Uberaba e Portão, na região Sul da capital. De sete estabelecimentos vistoriados, quatro foram fechados por problemas de documentação, como a falta de alvará de funcionamento. Um revólver calibre 38 irregular foi apreendido no depósito de um bar.

As equipes da Aifu ainda constataram a presença de uma adolescente de 17 anos hospedada num hotel sem que a família, que mora em Cambé, soubesse que ela estava em Curitiba. O dono do hotel foi autuado e vai ser notificado por ter desrespeitado o Estatuto da Criança e do Adolescente. A moça foi levada a uma casa de apoio e, posteriormente, será encaminhada aos familiares. Também foram recolhidas duas máquinas caça-níqueis em dois locais visitados. O dono de um carro que abusava do som alto foi levado para a delegacia e irá responder a termo circunstanciado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo