O ritmo das ações policiais programadas pela Secretaria da Segurança Pública será mantido durante a Páscoa. Para o feriado prolongado estão programadas diversas operações, isoladas ou em conjunto entre as polícias Militar e Civil. Haverá desde operações com uso de radares nas estradas para garantir viagem tranqüila até batidas policiais. O litoral terá prioridade, mas para Curitiba e Região Metropolitana e o interior do Estado as autoridades da área de segurança pública também planejam ações para combater a criminalidade.
De acordo com os coordenadores das operações, o tipo de ação, os horários e dias não serão divulgados para que o fator surpresa não seja comprometido. ?Nós trabalhamos de forma a fazer com que o marginal, que está sempre fugindo da polícia, desista do crime ou seja surpreendido?, disse o coronel João José Ramirez Júnior, que integra a equipe que planeja as operações conjuntas entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. ?A população pode ficar sossegada que estaremos de prontidão e tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil podem ser procuradas em caso de necessidade?, avisou.
O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde vai aumentar o efetivo que atua no policiamento ostensivo na Ilha do Mel e também na região do Parque Nacional do Iguaçu, que, neste período, recebe número maior de visitantes por conta do feriado prolongado. De acordo com o tenente-coronel Carlos Alexandre Scheremeta, comandante da unidade, a intenção é evitar que a natureza seja alvo de depredação. ?Desenvolvemos operações que não serão interrompidas durante o feriado?, afirmou ele.
Emergências
Tanto quem vai viajar como aqueles que irão descansar no feriado em suas residências poderão contar com a atuação da polícia. Caso haja uma emergência, o telefone da Polícia Militar a ser acionado é o 190. Se for uma situação onde deve entrar em ação o Corpo de Bombeiros, o número de atendimento é 193. Em caso de necessidade na estrada, o telefone do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar para emergências ou denúncias é 198. Já para denúncias de crimes ambientais, o Disque Força Verde atende pelo 0800 643 0304.