A Operação Verão no Litoral do Paraná, prevista para começar no próximo dia 23 de dezembro, contará com o trabalho de cerca de 2.500 policiais. O efetivo é quase 50% maior do que o utilizado na temporada passada.
O trabalho integrado, para garantir a segurança e tranqüilidade dos veranistas, terá a participação das polícias Civil e Militar, Corpo dos Bombeiros e de profissionais do Centro de Operações Aéreas, que vão reforçar o policiamento com a utilização de helicópteros.
A previsão inicial é de que a Operação Verão seja desenvolvida até o início de março, já com a administração do futuro Governo do Estado. Além dos 70 quilômetros do litoral paranaense, o policiamento também será feito ao longo das praias artificiais do Oeste do Estado.
“Este é mais um trabalho ao qual dedicamos uma atenção especial, para assegurar o bem-estar e o sossego dos paranaenses que vão desfrutar das férias nos balneários do nosso Estado”, disse o secretário da Segurança Pública, José Tavares.
Reforço ? Trabalharão nesta temporada nas praias do Paraná, durante 24 horas, 166 policiais civis, 1.554 policiais militares, 757 bombeiros e 16 oficiais do Centro de Operações Aéreas. Na Costa Oeste serão instalados oito postos policiais nas praias artificiais, localizadas às margens do lago de Itaipu, na região de Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu.
A estrutura de segurança da PM contará com 288 viaturas, entre carros, motos, veículos para resgate ou combate a incêndios e ambulâncias. “A primeira prioridade é orientar os visitantes e banhistas e exercer também atividades de prevenção. Faremos o que for necessário para realizar operações de salvamento, segurança e de proteção ao patrimônio”, afirmou o coronel Ernani Alves dos Santos, comandante do policiamento do interior.
Nas sedes de destacamento da PM, em todo o Litoral, os veranistas contarão ainda com postos de atendimento médico para transmitir orientações sobre saúde, segurança e higiene pessoal.
O trabalho da Polícia Civil será feito por 166 policiais, incluindo investigadores e escrivães. A coordenação geral estará montada à Rua da Fonte, em Matinhos. Outros centros de operação são as delegacias de Pontal do Sul, Guaratuba e Ipanema, além da sede administrativa do município de Pontal do Paraná.
Segundo estimativa da Polícia Militar, a população do Litoral triplica nesta época do ano, chegando a uma média diária de 1,5 milhão de pessoas. O período considerado mais crítico é o das festas de fim de ano, quando o número de turistas chega a 3,5 milhões.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna