A Polícia Civil visitou nesta quinta-feira cinco bairros de Guaratuba em uma Operação Relâmpago para prevenção de crimes. Quarenta policiais, oito veículos e o helicóptero Robinson R44, da Operação Verão, participaram da ação, que durou cerca de duas horas. Foram vistoriados 45 estabelecimentos comerciais como bares e lanchonetes dos bairros Vila Esperança, Carvoeiro, Piçarras, Mirim e Coroados.
Cerca de 87 pessoas foram abordadas e um motoqueiro foi detido por não portar documentos. O coordenador desta operação, delegado Clóvis Galvão, disse que este tipo de atividade inibe a ação dos bandidos "o pessoal vê que a polícia está nos bairros e já fica em alerta. Desta forma conseguimos prevenir algumas situações indesejáveis para os veranistas", afirma.
Um levantamento preliminar ajudou os policiais a escolherem os locais suspeitos de abrigar pessoas envolvidas com tráfico de drogas, prostituição infantil, roubos entre outros crimes. Durante a operação, um motociclista tentou fugir ao ver o helicóptero, mas foi detido por não estar com a documentação pessoal e nem do veículo em mãos.
"O helicóptero consegue vistoriar locais que a gente não consegue ver aqui debaixo e por isto sua utilização tem sido proveitosa. Além disso, após a dispersão dos carros do comboio para as batidas policiais em um bairro, a aeronave ajuda a encontrar os veículos e reuni-los de novo para seguirmos para outro lugar", relata o delegado.
Esta é a segunda Operação Relâmpago realizada pela Polícia Civil neste Verão. A primeira aconteceu na terça-feira, em quatro bairros do município de Matinhos. Até o final da temporada, estão previstas diversas outras blitze como estas.