Osvaldo Ribeiro / SESP

Foram 41 mandados judiciais cumpridos (onze de prisão, um de condução e 29 de busca e apreensão) por homicídio, tráfico de drogas, roubo e furto.

continua após a publicidade

Quatorze pessoas foram presas em uma grande operação policial da Secretaria da Segurança Pública na manhã desta quinta-feira (17), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Foram 41 mandados judiciais cumpridos (onze de prisão, um de condução e 29 de busca e apreensão) por homicídio, tráfico de drogas, roubo e furto. A operação foi o resultado de várias denúncias feitas pela população através do 181 ? Narcodenúncia e de investigações da delegacia de São José dos Pinhais.

?Estes presos não fazem parte de uma mesma quadrilha. Eles são responsáveis por diversos crimes na região metropolitana que estavam sendo investigados. Resolvemos fazer um mutirão que investigou e prendeu todos de uma só vez. Fizemos uma ?limpa? na cidade tirando de circulação criminosos procurados?, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

De acordo com a polícia, uma das principais prisões foi a de Leonel Aron Mendes, acusado de furtar e roubar dezenas de veículos na região de Curitiba. Na casa dele a polícia encontrou um ?kit? de chaves falsas usadas para arrombar carros. Segundo o delegado Osmar Antonio Dechiche, titular de São José dos Pinhais, Mendes contratava adolescentes para arrombar os carros e entregar os veículos para ele.

continua após a publicidade

Ele também é conhecido por fabricar as chaves do veículo roubado, usando um molde. Todos os veículos, com as ?novas? chaves, eram mandados para diversos desmanches de Santa Catarina. ?Ele era extremamente profissional e possuía ferramentas sofisticadas, que abriam qualquer tipo de carro?, relatou Dechiche.

Outra prisão destacada pelos policiais foi a de Anderson Isac Ferreira. Ele tem um histórico de mais de vinte assaltos na região, principalmente a postos de gasolina. Ferreira foi preso uma vez por assalto à mão armada, mas estava foragido da delegacia de São José dos Pinhais, desde junho de 2004. ?Temos registros de seis a oito assaltos cometidos por ele em postos, além de assaltos a casas lotéricas, farmácias, estacionamentos, entre outros estabelecimentos comerciais?, disse o delegado.

continua após a publicidade

Na casa de Anderson Isac Ferreira, acusado de diversos assaltos, foi apreendido a CPU de um computador onde estariam fotos de criminosos armados fazendo apologia ao crime.

Durante as buscas, considerando-se todas as residências, os policiais também apreenderam uma pistola calibre 380, uma espingarda calibre 32 e um revólver calibre 38. Uma moto roubada e diversas peças de motocicletas foram apreendidas na casa de Denis Maciel.