Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) realizada na segunda-feira, no centro de Curitiba, resultou na notificação de dois bares e um hotel. Também, no bairro Campo Comprido, um bar próximo à Universidade Unicenp foi fechado pela Vigilância Sanitária por manipular alimentos sem licença da prefeitura. A operação começou às 16h e terminou às 19h.
?As Aifus?s têm sido realizadas de duas a três vezes por semana na capital e Região Metropolitana. Durante esta semana, e também no final feriado prolongado, haverá mais fiscalização no centro e em outros bairros da cidade?, disse o coordenador da Ação Integrada, Benedito Faccini.
Na segunda-feira, policiais civis, militares, guardas municipais e agentes Vigilância Sanitária da Prefeitura fiscalizam bares, hotéis e restaurantes do centro, para verificar irregularidades e crimes, como favorecimento da prostituição e tráfico de drogas. ?O objetivo não é fechar bares e hotéis, queremos que eles trabalhem sem promover a prostituição, que vem sempre atrelada ao tráfico de drogas. O comércio no centro deve progredir, mas dentro da legalidade?, complementou.
Os locais visitados ontem pela Aifu ficam nas ruas São Francisco, Alfredo Bufren, Riachuelo, Presidente Faria e Saldanha Marinho. Dois bares e um hotel foram notificados por não estarem adequados às exigências da Prefeitura. No final da operação, a equipe foi até o bar universitário Na Hui, que fica em frente à Unicenp, para atender uma denúncia. O bar foi fechado por manipular alimentos sem licença da Vigilância Sanitária. ?Recebemos denúncias de perturbação do sossego também neste bar, mas não flagramos som alto?, disse Faccini.