Uma operação conjunta entre o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e policiais civis da 13ª Subdivisão de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, apreendeu nesta quinta-feira (10) 512 quilos de cobre e ainda três pessoas. A ação tem como objetivo inibir os furtos de fiação telefônica e de luz.
De acordo com o delegado do Cope, Francisco Caricatti, desde abril o Cope tem deflagrado diversas operações como estas em todo o estado. ?As cidades maiores e com um número mais freqüente de furtos destes materiais estão recebendo estas operações. Nossa intenção é dar um fim a este tipo de crime que traz muitos prejuízos tanto para as empresas quanto para a população?, explicou.
Durante a operação que foi deflagrada às 8 h da manhã os policiais prenderam, em flagrante, Paulo Geraldo Pereira de Freitas, 32 anos. Na casa dele foram encontrados mais de 400 quilos de fios de cobre. Ainda durante a operação foi detido Edgar Stadler, também com diversos quilos de cobre escondidos na casa onde morava, e também uma terceira pessoa que ainda teve o nome identificado pela polícia. Segundo o delegado Caricatti, apenas Freitas permanecerá preso, os outros detidos irão responder a um Termo Circuntanciado, por receptação, em liberdade.
De acordo com informações da Brasil Telecom e da Companhia Paranaense de Energia (Copel), desde abril deste ano, período em que o Cope reforçou as ações de combate ao furtos de equipamentos usados para a telefonia e transmissão de energia elétrica, os índices de furto dos equipamentos tiveram uma queda de aproximadamente 40%. ?Queremos reduzir estes índices ainda mais. Por isso, nossos esforços estão totalmente empenhados neste trabalho?, finalizou Caricatti.