O número de acidentes e de mortes nas estradas do Paraná durante a Operação Páscoa diminuiu em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram registrados 210 acidentes, contra 224, ocorridos em 2004, o que significa uma redução de 6,25%. Em relação às mortes, foram 13 em 2005, contra 14 no ano passado. De acordo com o dados do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar (BPRv), houve acréscimo no número de pessoas feridas nos acidentes, passando de 153 em 2004, para 174 neste ano.
?Nosso trabalho é preventivo. Buscamos fazer com que os motoristas se conscientizem e respeitem a sinalização para que os acidentes e, conseqüentemente, as mortes diminuam sempre?, disse o comandante do BPRv, tenente-coronel Celso José Melo. O Batalhão de Polícia Rodoviária é responsável por 16 mil quilômetros de estradas no Estado.
Segundo o coronel Melo, o aumento no número de pessoas feridas deve-se principalmente à imprudência de alguns motoristas. Ele citou o exemplo de um acidente envolvendo um veículo Corsa, em Imbaú, região dos Campos Gerais. O carro, com capacidade para cinco pessoas, acomodadas com o cinto de segurança, estava com seis ocupantes. ?Atitudes como esta fazem elevar as estatísticas?, observou.
Outro dado que demonstra abuso por parte dos motoristas é o aumento no número de multas. Tinham sido 1.123 em 2004 e, neste ano, foram 1.447, ou um acréscimo de 28,85%. ?É o resultado das operações com o uso de radar. Se o motorista não respeita a legislação e sua própria segurança, há casos em que a orientação não é suficiente e é necessário autuar o condutor?, comentou.