Cerca de 250 pessoas estavam, por volta das 10 horas, na fila de embarque da ala internacional do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Cumbica, Guarulhos (SP), por causa da operação-padrão promovida pela Polícia Federal. Os policiais costumam não demorar mais do que um minuto para verificar o passaporte e a carteira de identidade dos passageiros que irão embarcar.
Nesta quarta-feira (18), no entanto, os agentes dizem que vão seguir à risca todos os procedimentos e normas da atividade. Por isso, a estimativa é de que o tempo gasto por passageiro seja de 10 a 15 minutos. Passageiros irritados começaram a bater palmas e a gritar ‘refém’ por conta da longa espera.
A operação-padrão deveria ter sido realizada antes da Semana Santa. No entanto, os policiais federais decidiram adiar o movimento para que não coincidisse com os protestos dos controladores de vôo. A Polícia Federal entrou em greve em todo o País nesta quarta-feira por 24 horas. A categoria quer o cumprimento do acordo com o governo de recomposição salarial dos policiais federais.