São Paulo – Protestos dos passageiros, com palmas, assovios e socos nas paredes contra a operação-padrão dos policiais federais, marcaram o embarque internacional na noite de nesta terça-feira (22) no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
Depois das 18 horas, a fila para o embarque em um dos terminais passava dos 3 quilômetros, segundo informações dos funcionários do aeroporto. Alguns passageiros tiveram que aguardar na área externa por mais de três horas, mas logo em seguida ao protesto o atendimento fez com que a fila se reduzisse.
A operação-padrão teve início pela manhã e, de acordo com o presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal em São Paulo, Amaury Portugal, deverá continuar nos próximos dois dias. Por causa dessa operação, o tempo de checagem de passaportes e documentos de identidade de cada passageiro passou dos habituais dois minutos para até 20 minutos.
Segundo Portugal, os policiais federais querem que o governo cumpra o acordo de recomposição salarial acertado com o ministro da Justiça na época, Márcio Thomaz Bastos. "O governo tem que nos pagar os 30% do acordo prometidos para fevereiro. Estamos aguardando", disse o sindicalista.