A Operação Nacional da Policia Civil em todo o território do País vai além do combate ao narcotráfico. A operação tem por objetivo combater a criminalidade em 26 Estados e no Distrito Federal. Em Santos, no litoral sul de São Paulo, cinco pessoas foram presas, durante a operação iniciada na manhã de hoje, acusadas de comandar ações de roubo de cargas no Porto de Santos.
Entre as ações a serem cumpridas na Operação Nacional estão mandados de prisão preventiva, temporária e administrativa, além da recaptura de foragidos, detenção de criminosos em flagrante, ocupação de áreas consideradas de risco, e realização de bloqueios, entre outras.
Dois refugiados de guerra foram presos durante a operação em São Paulo. Um nigeriano e um libiano foram presos em um hotel, localizado na região da Cracolândia, no centro da Cidade. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), eles são refugiados de guerra. A polícia apreendeu também cocaína, que estava em poder dos presos. Ainda não foram divulgados os nomes dos presos e a quantidade da droga apreendida.
No Rio de Janeiro, seis toneladas de carne suína com prazo de validade vencido foram apreendidas no município de Itaboraí, por policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) durante a operação. A mercadoria foi encontrada em um frigorífico clandestino que fornecia normalmente para diversos mercados daquela região.
Os 20 agentes da Decon, comandados pela titular da especializada Andréa Menezes, prenderam Cosme Caetano dos Santos, de 48 anos, e Robson Gonçalves da Silva, de 44 anos, responsáveis pelo local. Eles foram autuados por crime contra o consumidor, cuja pena varia de um a cinco anos de detenção. O proprietário do estabelecimento, Carlos Gustavo Rezende Guedes Maciel, não foi localizado, mas também será indiciado pelo mesmo crime.
Em Espírito Santo, a Polícia Civil já deteve pelo menos 60 pessoas. De acordo com o Globo Notícia, por falta de espaço nas cadeias, alguns presos estão sendo colocadas em microônibus nas delegacias.