A Operação Guará, realizada pelas polícias Civil e Militar do Paraná em parceria com a Polícia Federal, foi encerrada oficialmente no final da manhã desta sexta-feira (03), depois de trinta horas de ações policiais ininterruptas na região de Guarapuava. Ao todo, 71 pessoas foram detidas, 79 quilos de maconha foram apreendidos, dez carros furtados foram recuperados e outros três veículos foram apreendidos por irregularidades na documentação.
As equipes policiais ainda fecharam três oficinas de serviços de lataria e pintura, quatro desmanches e uma revenda de veículos todos envolvidos com receptação de carros e peças de automóveis roubados. Onze armas de fogo foram apreendidas junto com cerca de 1,4 mil cartuchos de munição. ?Tivemos um resultado fantástico graças ao trabalho pontual e certeiro que fizemos. Além disso, muito do sucesso da operação se deve ao entrosamento entre as polícias Militar, Civil e Federal e às participações do Detran, do Sindicato de Distribuidores de Combustíveis e de toda a população de Guarapuava?, disse o tenente coronel José Fagundes Cordeiro, comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar.
Na manhã desta sexta-feira (03), as equipes policiais finalizaram a operação com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, no Assentamento Europa, a 40 quilômetros de Guarapuava. Os policiais revistaram, com autorização judicial, cinco lotes do assentamento, suspeitos de armazenar armas ilegalmente. De acordo com o delegado Miguel Stadler, chefe da 14.ª Subdivisão Policial, uma mesma família seria ilegalmente proprietária dos cinco lotes. ?Recebemos a denúncia de que esta família teria expulsado outros agricultores, sob ameaças de armas de fogo?, explicou o delegado. Entretanto, mesmo com a revista, nenhuma arma foi encontrada e ninguém foi detido.
Etapas
A Operação Guará foi realizada em quatro etapas. A primeira foi deflagrada às 5h de quinta-feira (02), para cumprir 18 mandados de busca e apreensão envolvendo drogas, contrabando e receptação de produtos roubados. Em um frigorífico, na cidade de Candói, a polícia encontrou onze armas de fogo e cerca de 1,4 mil cartuchos de munição. ?Esta foi a apreensão mais surpreendente de nossa ação policial. Fomos ao frigorífico para cumprir um mandado de busca e apreensão de carga roubada e encontramos armamento pesado?, disse Stadler.
Além dos mandados judiciais, equipes da polícia acompanhadas pelo Comitê Sul-Brasileiro de Qualidade de Combustíveis vistoriaram 13 postos de combustível. Um deles foi fechado por infidelidade à bandeira e propaganda enganosa.
A segunda etapa da operação foi realizada na tarde de ontem (02), com a ajuda da Coordenadoria de Inteligência e Auditoria do Departamento de Trânsito do Paraná. Ao todo, 12 oficinas, ferro-velho e lojas de autopeças foram vistoriadas. Três oficinas e quatro desmanches foram fechados por irregularidades com documentação, venda de peças sem procedência e receptação de veículos roubados. Uma revenda de veículos também foi fechada pelos policiais que encontraram dois veículos roubados, já com chassi adulterado, e que seriam revendidos pela loja. Ao todo, durante a fiscalização, dez pessoas foram presas e dez veículos roubados, recuperados.
Na noite de quinta-feira, os policiais cumpriram a terceira etapa da Operação Guará, fiscalizando bares e boates na região em busca de armas, drogas, foragidos da Justiça e exploração sexual infantil. ?A prisão de quatro homens que freqüentavam uma casa de prostituição que abrigava duas adolescentes também deve ser ressaltada, principalmente porque a população colaborou com o trabalho da polícia nos dando informações?, disse o delegado.
Efetivo
Mais de 110 policiais civis, militares e federais participaram da Operação Guará. As polícias rodoviárias Estadual e Federal também colaboraram montando bloqueios nas estradas que dão acesso à cidade. Cerca de 600 veículos foram revistados. Três foram apreendidos, um deles por estar carregado com 78 quilos de maconha.