A operação policial Londrina Segura reduziu pela metade a média dos assassinatos na cidade. O resultado foi divulgado pela Polícia Militar, na tarde desta quarta-feira (20), quando a operação completou 30 dias de atuação em Londrina. De acordo com os dados, durante este período foram registrados cinco homicídios. De 20 de junho a 20 de julho do ano passado, foram cometidos dez assassinatos na cidade. ?A operação é um sucesso. Por isso, já determinei que os policiais fiquem na cidade por tempo indeterminado?, anunciou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

continua após a publicidade

Ainda de acordo com os dados da PM, a operação reduziu em 20% os crimes de lesão corporal. Durante os 30 dias foram registrados 58 casos, enquanto que no ano passado, no mesmo período, aconteceram 73 registros de lesão corporal. O número de furtos caiu 9,45%, baixando de 529, em 2004, para 479 neste ano.

Veículos

Outro índice relevante apresentado pela Polícia Militar foi o de recuperação de veículos roubados que quase triplicou. Com as constantes blitze e batidas policiais na cidade, em apenas 30 dias foram recuperados 104 veículos. No mesmo período do ano passado, foram registradas 42 recuperações de carros roubados. ?Como fazemos diversas blitze na cidade, fica mais fácil encontrar veículos roubados circulando, escondidos ou, até mesmo, abandonados?, relatou o comandante do Policiamento do Interior, coronel Nemésio Xavier.

Segundo o coronel, durante esse primeiro mês da Londrina Segura, 367 pessoas foram detidas e 114 adolescentes foram apreendidos por tráfico de drogas, furto, roubo e porte ilegal de armas. A polícia também apreendeu 46 armas de fogo, 314 cartuchos de munição, 142 quilos de maconha, 885 pedras de crack, 272 papelotes de cocaína, 240 gramas de cocaína em pó e cinco quilos de pasta base de cocaína. ?É sem, sombra de dúvidas, um resultado expressivo que causa a redução drástica da criminalidade e abre caminhos para que os projetos sociais sejam implantados?, disse Xavier.

continua após a publicidade

Força-tarefa

Os policiais que trabalham na operação Londrina Segura já fazem parte de uma força-tarefa do Comando do Policiamento do Interior que atua em todo o Paraná, promovendo grandes operações. As últimas foram realizadas nos dias 18 e 19 de junho, simultaneamente em Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Goioerê e Ubiratã.

A mesma força-tarefa trabalhou na Operação Foz Segura, que começou no dia 10 de maço e finalizou no dia 31 de maio deste ano. Foram reunidos mais de mil policiais para combater a criminalidade na região de fronteira do Paraná. Foram feitas 890 prisões e 225 apreensões de menores. Foram apreendidas 114 armas de fogo, além de 1.067 cartuchos de munição, mais de sete mil quilos de maconha, dois quilos de pasta base de cocaína, duzentos frascos de lança-perfume e 770 bolinhas de haxixe.

continua após a publicidade