Na ?Operação Independência? do ano passado, tinham sido registrados 296 acidentes, com 268 pessoas feridas e 17 mortes. Na opinião do comandante do BPRv, tenente-coronel Celso José Mello, essa diminuição é resultado do trabalho intensivo de orientação e de fiscalização que tem sido feito pelo Batalhão. ?Estamos atuando incisivamente não só em épocas de feriados, como no dia-a-dia, o que resulta num trânsito mais seguro?, falou.
Comparando-se os dois períodos, em 2004 e 2005, a redução, neste ano, ficou em 7% no total de acidentes. Em relação às pessoas feridas, houve diminuição de 20% e nos óbitos a queda foi de 12%. ?Conseguimos, mesmo com o aumento da frota de veículos em circulação, números mais baixos tanto em ocorrências como principalmente nas mortes, o que é sempre positivo?, comentou o coronel.
De acordo com Mello, as ações do BPRv são realizadas diariamente, independentemente de feriados e visam principalmente a preservação de vidas. Para que os motoristas não abusem da velocidade ou cometam qualquer outro tipo de excesso, o que quase sempre é a causa de acidentes, radares são colocados nos pontos mais críticos. ?Procuramos orientar e com a colaboração dos motoristas temos conseguido bons resultados?, disse ele.