São Luís – A Polícia Federal prendeu hoje (18) pela manhã 12 pessoas envolvidas num esquema de fraude de aposentadorias e benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em São Luís (MA). Pelo menos um funcionário do INSS, Rubens César Araújo Figueiredo, foi preso. A operação, batizada de "Desmanche", é resultado do trabalho de uma força tarefa do Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério Público Federal e Polícia Federal (PF), que vem investigando a atuação da quadrilha desde outubro do não passado depois que o INSS recebeu duas denúncias – uma anônima e outra de um segurado – contra o funcionário preso.
O rombo está estimado em R$ 1,8 milhão nos 130 processos fraudulentos analisados até agora. Junto com os acusados foram encontrado 180 cartões magnéticos que era usados para sacar os benefícios de segurados.
O golpe consistia em conceder benefícios do Loas, aposentadorias por Tempo de serviço e por tempo de contribuição.
Em alguns casos Rubens indicava uma empresa de consultoria para agilizar o processo e depois vendia benefícios por até R$ 10 mil Segundo a Polícia ele ainda chegou a tomar empréstimos consignados em nome de segurados.