Rio de Janeiro – A auto-suficiência do Brasil na produção de petróleo deverá ser consolidada no próximo ano, com a entrada em operação de novas plataformas nas bacias de Campos (RJ) e do Espírito Santo. A afirmação foi feita nesta terça-feira (28), na abertura da Oitava Rodada de Licitações de áreas de exploração de petróleo e gás, pelo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau.
As estimativas apresentadas pelo ministro apontam que o país consome atualmente 219 milhões de toneladas equivalentes de petróleo, volume que até 2007 subirá para 577 milhões de toneladas.
"Isso nos obriga a mais que dobrar a produção atual de energéticos no Brasil. Como a participação de petróleo se manterá praticamente a mesma, mesmo considerando o óleo vegetal para adição ao óleo diesel (H-Bio) e o biodiesel, não há como atender à necessidade energética do Brasil em 2030 sem a realização dos leilões pela ANP [Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis]", disse.
Na avaliação de Rondeau, o Brasil deverá produzir cerca de 5 milhões de barris/dia para sustentar suas necessidade, o que, considera um patamar confortável para a auto-suficiência. As previsões de aumento do consumo feitas pelo ministro levam em conta um crescimento médio da economia entre 4,5% a 5,5% para os próximos anos.
Sobre a prioridade dada às áreas com potencial para descoberta de gás natural nessa Oitava Rodada de Licitações, determinada por resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o ministro de Minas e Energia disse que ela poderá garantir o equilíbrio entre a oferta e a procura. E, conseqüentemente, reduzir a dependência externa pelo gás natural, em razão do crescimento expressivo da demanda.