A Prefeitura de Curitiba adotará uma série de medidas para garantir a segurança de pedestres e o deslocamento de veículos no centro da cidade nos dias de jogos da Copa do Mundo de Futebol. A "Operação Copa", que será iniciada no dia 9 de junho, foi definida em reunião na Administração Regional Matriz, na tarde de quinta-feira (25). Participaram da reunião o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, o diretor de Trânsito da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), Gilberto Foltran, o chefe de Fiscalização da Urbs, Adão José Lara, o superintendente de Projetos da Secretaria Municipal de Urbanismo, João Martinho, o administrador da Regional Matriz, Omar Akel, e o major Douglas Sabatini Dabul, da Polícia Militar.
"A população curitibana formará uma só torcida. Todos vestindo a camisa verde e amarela. Queremos garantir tranqüilidade das famílias e oferecer mais segurança para todos, especialmente no momento das comemorações", afirma o administrador da Regional Matriz, Omar Akel.
As ações da "Operação Copa" incluem reforço na segurança e na fiscalização de trânsito. Nos dias 13 e 22 – dias de jogos da seleção brasileira -, a Urbs ajustará o itinerário dos ônibus e sincronizará semáforos no centro da cidade. Ao mesmo tempo, a Guarda Municipal reforçará o efetivo nos terminais de ônibus e nas estações tubo, numa atuação conjunta da Secretaria Municipal da Defesa Social com a Polícia Militar. "O objetivo é prevenir vandalismo e depredação do patrimônio público", diz o secretário Municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos.
A Secretaria Municipal de Urbanismo também intensificará ações de fiscalização. A transmissão em telões dos jogos do Brasil em ruas e áreas públicas não será liberada.