A delegacia de São José dos Pinhais apresentou, nesta terça-feira (10), o resultado das operações conjuntas realizadas pela Polícia Militar e a Polícia Civil, no feriado prolongado da Páscoa. Doze pessoas foram presas, acusadas de crimes como homicídio, furto, roubo, receptação e tráfico de drogas.
A principal prisão foi de Márcio Ricardo de Oliveira Pirrotti, 28 anos. De acordo com o superintendente da delegacia, Altair Ferreira Pinto, Pirrotti é autor de um duplo homicídio em Santa Catarina e de diversos homicídios no Paraná. ?Ele já foi condenado a 18 anos de reclusão, conta com diversos mandados de prisão e comandou a fuga de presos da delegacia no fim do mês passado?, disse. A prisão de Pirrotti aconteceu em Santa Catarina e contou com apoio de policiais da DEIC (Diretoria Estadual de Investigação Criminal) daquele Estado.
Durante as ações policiais, que de desenvolveram bloqueios e batidas, também foi preso Gilmar Ferrari de Souza, 43 anos, que contava com mandados de prisão preventiva por roubo, receptação de produtos roubados e formação de quadrilha. Ele e Ezequiel Honorato Sabino, 24 anos, foram detidos numa barreira montada na BR-376 e que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Sabino, morador de Santo Antônio da Platina, tinha mandado de prisão em aberto por São Paulo, onde é acusado de homicídio. ?Trabalhamos em conjunto tanto na parte de investigação, quanto no planejamento e execução de operações. Aqui em São José dos Pinhais a Polícia Militar e a Polícia Civil estão integradas e temos, dependendo do caso, a participação da Polícia Rodoviária Federal?, completou o superintendente.
Roubo e furto
Dos 12 presos, seis são acusados de roubo e furto. Cristiano da Cruz, 19, participou de um roubo, em que uma família foi torturada e mantida refém. As vítimas já fizeram o reconhecimento do acusado. Sílvio Cipriano de Borba, 21, foi preso em flagrante por furto a residência. Já Bruno Fhelipe Lourenço Escarpin, 20, foi flagrado em pleno centro de São José dos Pinhais estourando vidros de veículos para retirar o aparelho de som. Gessione da Silva, 19, está preso por roubar pessoas. É o mesmo crime cometido por Rodnei Gomes Velho, da mesma idade, que simulava usar uma arma para amedrontar as vítimas. Luciano da Silva Toti, 32, que conta com ficha criminal por furto, foi preso pelo mesmo crime. Como está em liberdade provisória, deu o nome de Luiz Francisco Andrade e agora vai responder também por falsidade ideológica. Ademir César dos Santos, 33, foi preso por receptação de uma motocicleta furtada.
Tráfico
As ações da Polícia Civil e da Polícia Militar em São José dos Pinhais visam inibir todos os tipos de crimes, mas a preocupação com o tráfico de drogas é maior. Isto porque o tráfico acaba gerando outros crimes, principalmente contra a vida e contra o patrimônio. Na operação, foram detidos dois acusados de tráfico de drogas. Jean Jacinto Bonfim, 25, e Maicon Guedes Ferreira, 22, foram presos durante tiroteio numa disputa por pontos de venda de entorpecente no bairro Afonso Pena. ?Eles ainda tentaram dispensar a droga, mas a polícia já sabia que, no local, funcionava um ponto de venda de entorpecentes. Tínhamos várias denúncias da população, inclusive através do telefone 181 Narcodenúncia?, disse Altair.