Com uma operação concentrada a partir da Praça Tiradentes a prefeitura marca neste sábado (27) o início da revitalização do centro da cidade. Além da limpeza de monumentos e equipamentos, serviços de iluminação, paisagismo, tapa-buracos e recuperação de calçamento, que vêm sendo feitos desde o início da semana, a Praça Tiradentes vai se transformar numa verdadeira feira da cidadania.
Paralelamente ao trabalho de limpeza e melhoria da praça, equipes da prefeitura estarão oferecendo ao cidadão a possibilidade de fazer documentos, currículos e obter informações sobre cursos gratuitos voltados à geração de emprego e renda.
A Praça Tiradentes também será uma boa opção de passeio para a família neste sábado. Brincadeiras orientadas, cama elástica, jogos gigantes, tênis de mesa, futebol de dedo, circuito e blocos lógicos. Artesanato, atividades de educação ambiental, alimentação saudável e produtos de soja completam a programação.
Marco Zero
A mobilização em torno da Praça Tiradentes dá visibilidade ao início do projeto Marco Zero, da Prefeitura, voltado à revitalização do centro da cidade. Coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto é amplo e prevê desde ações como as que estão sendo feitas agora – de limpeza, recuperação do espaço físico, paisagismo e saneamento, além de reforço na segurança, até o restauro de edificações que fazem parte da história e da cultura da cidade. É o que acontece, por exemplo, com o edifício das Óticas Curitiba, na rua Monsenhor Celso, e a Capela do antigo Colégio Santa Maria, na rua Conselheiro Laurindo com XV de Novembro, que já está sendo restaurada.
O projeto tem dois grandes eixos como referência. Um deles, no trecho entre as praças Osório e Santos Andrade e outro entre a Praça Eufrásio Correia e o Passeio Público. Sérgio Matheus Rizzardo, coordenador do Marco Zero, afirma que o projeto prevê intervenções mais ousadas já a partir do ano que vem, em função da necessidade de recursos. A operação concentrada na Praça Tiradentes, diz ele, é um início do trabalho, voltado a resgatar a auto-estima de quem vive ou trabalha no centro da cidade. A ação deste sábado, destaca, reúne vários órgãos e secretarias municipais, que juntaram equipes e recursos para atender uma necessidade imediata de limpeza e manutenção.
Estão diretamente envolvidas na operação, as secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente, Governo, Abastecimento e Esporte e Lazer, além da Fundação de Ação Social (FAS) e Administração Regional da Matriz.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)