Quase 5 toneladas de maconha, mais de meio quilo de crack e 1.220 comprimidos de Citotek (medicamento abortivo de uso proibido no Brasil) foram apreendidos durante a primeira fase da Operação Centopéia, desencadeada na tarde de quarta-feira (14), em todo o Paraná, sob a coordenação da Secretaria da Segurança Pública. A ação resultou ainda na prisão de duas pessoas acusadas de tráfico de droga.
A Operação Centopéia continua nesta quinta-feira (15) e integra as ações de combate à criminalidade do Conselho de Segurança Pública do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e está sendo realizada no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. ?A parceria dos estados, a integração das inteligências policiais e dos diversos órgãos são grandes ferramentas no combate à criminalidade?, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.
Nos 60 bloqueios e barreiras policiais montados nas estradas paranaenses foram parados, nas três horas de duração da fiscalização, 3.287 veículos, dos quais 2.180 foram minuciosamente revistados. Ao todo, foram revistadas 2.917 pessoas. A operação resultou também na apreensão de 35 veículos e na autuação de outros 194, e na apreensão de aparelhos eletroeletrônicos comprados no Paraguai e que entraram no Brasil sem declaração de importação.
Numa das barreiras policiais foram apreendidos dois macacos sagüis, que estavam sendo contrabandeados. Participaram desta edição da Operação Centopéia quase 600 policiais militares, civis e rodoviários federais, mais o efetivo de fiscalização fazendária.
A ação que fechou o cerco contra a criminalidade no Paraná foi planejada a partir da reunião, realizada na primeira semana de fevereiro em Florianópolis (SC), da qual participaram autoridades da área de segurança pública dos Estados que integram o Codesul e que fazem parte do Sistema Nacional de Segurança Pública.
O objetivo da Operação Centopéia é o combate àqueles crimes que ultrapassam fronteiras de países e divisas de Estados, principalmente o tráfico de drogas e de arma e munição, captura de pessoas procuradas pela Justiça e ainda roubo e furto de veículos e de cargas, contrabando e descaminho. Além disso, os Estados atuam conjuntamente na troca de informações imediatas e permanentes sobre estas e outras ocorrências.
Droga
As quase cinco toneladas de maconha apreendidas na Operação Centopéia eram levadas da cidade de Matelândia, no Paraná, para Canoas, no Rio Grande do Sul. A droga estava escondida no meio de uma carga de tijolos. O flagrante aconteceu nas proximidades da barreira policial montada no município de Lindoeste. O motorista foi preso. O crack também foi encontrado pelas equipes do mesmo bloqueio, do qual participaram policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental ? Força Verde e do Batalhão de Polícia Rodoviária. No fundo falso aberto no painel de um veículo modelo Parati, com placas de São Paulo, estavam 580 gramas da droga. O motorista foi preso e encaminhado para a delegacia local.