Opep pode cortar produção de petróleo em dezembro

O presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Edmund Daukoru, disse nesta sexta-feira (24) que as preocupações dos ministros do cartel em relação aos elevados estoques comerciais dos Estados Unidos levarão o grupo, provavelmente, a concordar com um outro significativo corte na produção, quando se reunirem em dezembro.

"Eu estou muito preocupado e divido as preocupações com outros (ministros) sobre os elevados estoques de petróleo dos EUA. Este é um sinal para a Opep cumprir com seu atual acordo de corte (da produção)", disse Daukoru, em entrevista por telefone para a Dow Jones. "Eu também acredito que esta situação vai levar a outro corte em dezembro, em Abuja (capital da Nigéria), de pelo 500 mil barris/dia.

Mais cedo, o ministro de petróleo do Qatar, Abdullah bin Hamad Al Attiyah, também afirmou que há uma possibilidade do cartel decidir cortar a produção em seu próximo encontro, marcado para 14 de dezembro em Abuja, na Nigéria.

"Se o mercado estiver com excesso de oferta como está agora, e ainda houver projeções de um inverno moderado, então há uma possibilidade (da Opep decidir reduzir a produção)", disse Al Attiyah. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo