A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve suas projeções globais de crescimento econômico e de demanda por petróleo para este ano e 2008, segundo o relatório de setembro do grupo, mas alertou que ainda é muito cedo para avaliar o impacto econômico dos problemas de crédito nos EUA.

continua após a publicidade

"É esperado que os efeitos colaterais da turbulência do mercado financeiro tenham impacto sobre o crescimento econômico dos EUA e do mundo no segundo semestre de 2007 e em 2008, mas ainda é muito cedo para avaliar o tamanho do efeito", disse a Opep em seu relatório. O grupo, que anunciou na terça-feira que irá aumentar a produção em 500 mil barris por dia a partir de 1º de novembro, disse que espera que a economia mundial registre expansão de 5% em 2007 e 2008, a mesma taxa indicada no relatório de agosto.

A projeção de demanda mundial por petróleo para este ano também ficou inalterada. A demanda para este ano deve crescer 1,28 milhão de barris por dia, ou 1,5% ante 2006, segundo os cálculos da Opep. A demanda por petróleo para 2008, que está intimamente relacionada com o crescimento econômico, está prevista para aumentar 1,35 milhão de barris por dia, uma alta de 1,6% na comparação com 2007, a mesma projeção apresentada no relatório de agosto. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade