ONU e Alemanha definem proposta de nova sanção a Irã

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) – EUA, Rússia, China, Reino Unido e França – mais a Alemanha chegaram a um acordo sobre uma proposta de resolução impondo novas sanções ao Irã pela recusa em suspender seu programa nuclear. As medidas incluem um embargo às exportações de armas à república islâmica e o congelamento de bens de indivíduos e companhias ligados ao programa nuclear do país. A proposta será agora apresentada aos dez membros não permanentes do Conselho.

O anúncio veio após a afirmação do embaixador chinês Wang Guangya hoje de que seu governo já havia aprovado a proposta. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou em um relatório no fim de fevereiro que o Irã continuava a enriquecer urânio, apesar das resoluções do Conselho de Segurança pedindo para que o país encerrasse as atividades.

A resolução da ONU aprovada em dezembro impunha sanções comerciais contra o Irã por sua recusa de suspender as atividades de enriquecimento de urânio. A resolução estabeleceu a data limite de 21 de fevereiro para o país acatar a resolução ou então sofrer sanções mais amplas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo