Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU), que calcula em 600 milhões o número de portadores de deficiência no mundo, definiu a acessibilidade às tecnologias de informação como tema deste ano para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado neste domingo (3).

continua após a publicidade

No Brasil, o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Alexandre Baroni, informou que a estimativa é de 25 milhões de deficientes ? 14,5% da população, segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Várias atividades marcadas para hoje em todo o país darão ênfase à campanha Siga essa idéia, lançada em maio, em Brasília, na 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Além de caminhada no Rio de Janeiro e em Goiânia, estão previstas apresentações artísticas em Porto Alegre e uma feira de artesanato em Londrina (PR), entre outras.

Na televisão, até o dia 16, o Conade divulgará um vídeo produzido com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos. "A peça também estará no site do Conade e pode ser veiculada em qualquer outro meio de comunicação. Entendemos que essa não é uma questão só para esse Dia Internacional, tem que ser uma discussão permanente?.

continua após a publicidade

Baroni destacou que "é preciso pensar nas pessoas com deficiência sensorial". No caso dos surdos (deficiência auditiva), por exemplo, citou o acesso à comunicação falada, com o uso de legendas e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), principalmente na televisão. Quanto aos cegos (deficiência visual), lembrou que eles têm condições de locomoção, "mas é necessário evitar os obstáculos encontrados nas ruas". E em relação aos deficientes mentais, "a questão é entender que essas pessoas têm potencial e precisam ter condições para mostrar isso".

Para o presidente do Conade, "também se poderia destacar a norma para que as empresas possam construir ônibus acessíveis às pessoas com deficiência e o decreto do cão-guia, que permite ao cego permanecer em companhia do cão em todos os locais, sem nenhum tipo de restrição?.