Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU), que calcula em 600 milhões o número de portadores de deficiência no mundo, definiu a acessibilidade às tecnologias de informação como tema deste ano para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado neste domingo (3).
No Brasil, o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Alexandre Baroni, informou que a estimativa é de 25 milhões de deficientes ? 14,5% da população, segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Várias atividades marcadas para hoje em todo o país darão ênfase à campanha Siga essa idéia, lançada em maio, em Brasília, na 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Além de caminhada no Rio de Janeiro e em Goiânia, estão previstas apresentações artísticas em Porto Alegre e uma feira de artesanato em Londrina (PR), entre outras.
Na televisão, até o dia 16, o Conade divulgará um vídeo produzido com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos. "A peça também estará no site do Conade e pode ser veiculada em qualquer outro meio de comunicação. Entendemos que essa não é uma questão só para esse Dia Internacional, tem que ser uma discussão permanente?.
Baroni destacou que "é preciso pensar nas pessoas com deficiência sensorial". No caso dos surdos (deficiência auditiva), por exemplo, citou o acesso à comunicação falada, com o uso de legendas e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), principalmente na televisão. Quanto aos cegos (deficiência visual), lembrou que eles têm condições de locomoção, "mas é necessário evitar os obstáculos encontrados nas ruas". E em relação aos deficientes mentais, "a questão é entender que essas pessoas têm potencial e precisam ter condições para mostrar isso".
Para o presidente do Conade, "também se poderia destacar a norma para que as empresas possam construir ônibus acessíveis às pessoas com deficiência e o decreto do cão-guia, que permite ao cego permanecer em companhia do cão em todos os locais, sem nenhum tipo de restrição?.