ONU define enviados especiais sobre mudança climática

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, anunciou nesta terça-feira (1.º) a nomeação de três enviados especiais sobre a mudança climática. Segundo a ONU, os cargos refletem o compromisso de Ban Ki-moon em enfrentar o problema global.

Os enviados são o ex-primeiro-ministro da Noruega Gro Harlem Brundtland; o ex-ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul Han Seung-soo; e o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos.

Os três atuarão ao lado de chefes de Estado de todo o mundo para auxiliar Ban em suas consultas sobre como acelerar as negociações internacionais sobre a mudança climática, diz nota distribuída pela ONU.

Ban fez do aquecimento global uma de suas prioridades desde que assumiu o cargo, em janeiro, e vem destacando que a mudança no clima da Terra não terá apenas conseqüências econômicas e sociais, mas afetará também a paz e a segurança das nações.

As nomeações ocorrem no momento em que a questão assume proeminência no cenário mundial. Representantes de todo o mundo estão reunidos em Bangcoc, na Tailândia, para aprovar um relatório sobre como reduzir os efeitos danosos da mudança climática.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo