Uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas em um grave acidente envolvendo dez carros e um ônibus do transporte coletivo, registrado na manhã desta sexta-feira (13) entre as avenidas Iguaçu e Presidente Arthur da Silva Bernardes, no bairro Vila Izabel, em Curitiba. O ônibus estava na Avenida Iguaçu quando perdeu o freio e atingiu os dez veículos, por volta das 10h15.
Um homem que trabalha na região afirmou que o ônibus da linha 703-Caiuá passou no semáforo vermelho e atingiu todos os veículos que estavam parados. Veja fotos e vídeo abaixo.
Um Fiat Uno ficou por baixo do transporte coletivo. No local, o Corpo de Bombeiros confirmou a morte dessa vítima. O homem que morreu no local era Marcos Lazario, proprietário da churrascaria Master Grill CWB, identificado em postagem com uma mensagem de luto, no perfil oficial da churrascaria nas redes sociais.
O 1º tenente do Corpo de Bombeiros Hanauer disse que o motorista do ônibus informou que notou algo de errado com o veículo no início da descida da avenida. “O relato é que ele sentiu que o veículo estava com pouco freio e ele tentou da maneira que deu evitar uma colisão maior e também foi tentando alertar com a buzina, mas infelizmente o sinal estava fechado, os veículos parados e acabou pela energia cinética envolvida. Nós temos um veículo de grande porte que não conseguiu parar e tivemos essa tragédia”, comentou o tenente.
Luan estava dirigindo um dos carros atingido no acidente e relata que estava parado no semáforo quando sentiu uma forte batida. “Quando olhei estava todo mundo para os lados, nos carros. Aparentemente o ônibus perdeu o freio e foi levando todo mundo que estava na frente. Tem até um pedaço do ônibus no meu carro. Graças a Deus to inteiro, é Deus essas coisas. Só por Deus mesmo. Estava indo pegar um terno e ia para o escritório”, disse Luan.
O ônibus estava sem passageiros e estava indo para a garagem.
Veja o vídeo com os estragos causados pelo ônibus!
Prefeitura de Curitiba afirma que ônibus envolvido em acidente estava com manutenção em dia
Por meio de nota, a Urbanização de Curitiba (Urbs) lamentou o acidente e confirmou que o ônibus estava sendo recolhido para a garagem.
“A Urbs está apurando mais informações sobre o acidente e vai investigar as causas. O ônibus fez a última inspeção em 8/11, quando foi atestado o pleno funcionamento. O selo de validade do veículo é de até 5/4/25. Fiscais da Urbs estão no local prestando apoio às vítimas e também coordenando os desvios no transporte coletivo no local. A Urbs prestará apoio às autoridades para colaborar na investigação do ocorrido”, diz nota.
Empresa de ônibus lamenta acidente em Curitiba
A Expresso Azul, empresa do coletivo, também lamentou o acidente e acrescentou que um perito especializado foi chamado “para dar início às investigações e colaborar com as autoridades competentes na apuração das causas deste incidente. A empresa reafirma seu compromisso com a segurança e a transparência em todos os seus serviços. Neste momento, a prioridade da Expresso Azul é garantir o atendimento às vítimas e prestar a elas o apoio necessário”.