A Secretaria da Saúde e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) promovem ações para incentiva a doação de sangue em diversos pontos de Curitiba, por meio de um ônibus especialmente preparado para o serviço e que vai até grandes empresas e universidades. Nesta sexta-feira, o ônibus do Hemepar estará no Canal da Música, onde os funcionários da Rede de Rádio e Televisão Paraná Educativa vão fazer doações. ?Essa é uma forma de aproximar o Hemepar da comunidade. Quem não pode se dirigir até o Centro pode fazê-lo no ônibus?, conta o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
O ônibus conta com quatro cadeiras para doação, médicos que avaliam as condições do doador e equipamentos para detecção de doenças, além do lugar reservado para o lanche, após a retirada do sangue. A capacidade de atendimento do ônibus é de 120 doadores por dia, mas, como algumas pessoas não passam nos testes por estarem gripadas ou por estarem com alguma outra enfermidade, a coleta chega a 100 bolsas por dia. ?O ônibus é responsável por 20% a 30% do estoque da instituição?, disse a coordenadora da divisão de relações comunitárias do Hemepar, Vera Hirata.
Todo o processo de doação, desde a identificação até o final, demora em torno de 20 a 30 minutos. Mas a retirada do sangue leva em torno de torno de cinco a 10 minutos. ?Cada doador pode salvar até quatro vidas doando em torno de 450 ml de sangue?, lembrou Vera.