Todos os passageiros de ônibus do transporte coletivo intermunicipal deverão receber orientações a respeito da localização e operação das saídas de emergência dos veículos e também sobre como proceder em caso de acidentes. É o que prevê a lei 14.652, sancionada pelo governador Roberto Requião.

continua após a publicidade

Segundo as novas normas, as empresas de ônibus é que ficarão responsáveis por transmitir as informações aos passageiros antes do início da viagem. Nos próximos 60 dias, o DER, órgão responsável pela fiscalização do transporte intermunicipal no Estado, deve regulamentar o cumprimento da lei.

Para o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, a obrigação garante mais segurança na prestação dos serviços de transporte coletivo. "Com a conscientização do usuário, pretendemos diminuir os riscos em um eventual acidente", afirma.

O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, acrescenta que a regulamentação deve ser feita nos moldes das novas regras de transporte coletivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

continua após a publicidade

"A fiscalização do departamento, que já realiza operações constantes, ficará responsável por garantir o cumprimento da lei sob pena de multa, que deve ter seu valor e forma de cobrança definidos também durante esses 60 dias", explica.